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Yuri on Ice - Parte 3: Contos de fadas, storytelling e redes sociais

  • Foto do escritor: Lucas Freitas
    Lucas Freitas
  • há 5 dias
  • 16 min de leitura

Encerrando o ciclo de traduções da série de artigos sobre Yuri on Ice, hoje trazemos a curiosa relação exercida pelos contos de fadas, storytelling e as redes sociais no anime.


Yuri e Victor em sua apresentação, em cena que encerra o anime Yuri on Ice

Pois bem, retomando com nossas traduções, trago hoje a terceira e última parte dos maravilhosos artigos sobre Yuri on Ice escritos pela Victoria Berndt, no thquotorium.


No texto de hoje, iremos entender como a estrutura dos contos de fadas se aplicam na história de Yuri, assim como o papel que as redes sociais desempenham na série.


Assim como nas demais traduções presentes no site, estou apenas traduzindo o artigo original, sem alterar sua formatação. Quando senti a necessidade de adicionar alguma informação, ou fazer algum comentário, utilizei as notas que se encontram ao final do texto. Quanto às imagens também foram retiradas de lá, com exceção dessa aqui de cima.


Aproveitando, caso não tenha lido as primeiras partes da série, você irá encontrá-las, já traduzidas, nos links abaixo: Yuri on Ice - Parte 1: O Amor como Narrativa



Feitas essas observações, uma boa leitura para você = )



  • Yuri on Ice - Parte 3: Contos de Fadas, storytelling e redes sociais


Por: Victoria Berndt

Tradução: Lucas Freitas

Publicado pela primeira vez em: 05/06/2018


frame da apresentação de Eros, história performada por Yuri no anime Yuri on Ice
Cena da apresentação da história por trás de Eros, o programa de patinação de Yuri

Olá e bem vindo de volta! Depois do meu último post sobre a narrativa em Yuri on Ice, não me parecia certo encerrar a série sem falar sobre aquilo que me atraiu em primeiro lugar: o sotrytelling¹! Se você ainda não viu meus outros posts sobre YoI, recomendo que você os leia primeiro para poder entender este aqui. A Parte 1 é sobre a dinâmica Victuri, e a Parte 2 é sobre os personagens secundários e seus programas da patinação. Dessa vez, eu pretendo focar em como o anime usa as histórias e as redes sociais para conectar suas ideias com uma audiência mais ampla. Então, sem mais delongas, vamos para a análise!


O Conto de Fadas em Victuri


Vários posts no Tumblr, e outros tantos tweets, já se debruçaram sobre o como Yuri on Ice usa o conto de fadas, então eu gostaria de dar um passo além e desenvolver um pouco mais esse tema, mais especificamente, no modo como ele se encaixa na narrativa. Contos de fada geralmente ajudam o espectador a conectar personagens a conceitos de um modo mais direto, uma vez que apresentam um "terreno já conhecido" para seu desenvolvimento. Com a compreensão de como os personagens funcionam, a estrutura de conto de fadas vai permitir que o arco de cada personagem termine auxiliando a história de Victor e Yuri e, como resultado, a narrativa do amor.


Victor conversa com Yuri em cena de Yuri on Ice
Victor atua como uma fada madrinha, permitindo que Yuri possa explorar seu "Eros"

Já no Episódio 2, Victor chama Yuri de "pequeno porquinho" ao ver o quão fora de forma o patinador se encontra, fazendo uma alusão bem livre ao conto A Princesa e o Sapo. Aqui, o conto de fadas é utilizado como um indicador de onde Yuri precisa evoluir. Mas a transformação de conto de fadas do atleta não termina por aí, já que ele também encena a história de amor em Eros, assumindo o papel daquele que seduz Victor, e não o contrário. Por mais que Yuri já tenha uma série de características bem definidas, é o conto de fadas que conduz o desenvolvimento do seu personagem, permitindo que ele se transforme de lagarta em borboleta. Mais à frente, Victor se refere à Yuri como Bela Adormecida, se referindo, em um primeiro momento, ao fato do patinador estar sofrendo com o jet lag de sua viagem para Barcelona. No entanto, essa menção também é uma referência à paixão e ao talento dormentes de Yuri, que finalmente despertam devido ao amor que ele e Victor desenvolvem um pelo outro.


Victor, por sua vez, também apresenta uma série de aspectos da narrativa dos contos de fadas ao se mudar para o Japão, agindo como uma princesa em busca do seu príncipe, sacrificando tudo no processo, de uma forma bem parecida com A Pequena Sereia. O desenvolvimento de Victor dentro do contexto dos contos de fadas é moldado a partir desse sacrifício inicial, uma vez que ele não só negligenciava suas emoções em função de sua carreira, como também é neste o momento em que ele pausa suas atividades como atleta para virar técnico. Seu desejo de surpreender o público o leva a tomar decisões ousadas, e isso permite que os contos de fada ganhem vida em Yuri on Ice.


o primeiro encontro de Victor com Yuri em Yuri on Ice
Victor está em busca de seu Príncipe Encantado no começo de Yuri on Ice

Os contos de fada atuam sobre Yuri e Victor de forma complementar, construindo o personagem de Yuri e despindo o de Victor (não, isso não foi uma piada) de um jeito bastante similar ao que já comentei sobre o que é feito com o personagem na Parte 1. Naquele artigo, no entanto, eu trabalhei com ênfase no amor. A estrutura do conto de fadas funciona aqui porque enquanto o amor é o elemento que permite que ele seja tão efetivo em uma história, aqui sua mecânica é completamente diferente. Com a inclusão dos contos de fadas, a narrativa de amor de Yuri on ice se conecta com algo bem maior do que os eventos apresentados no anime! É importante compreender que YoI incorpora elementos em níveis diferentes para que a sua narrativa geral funcione, e um desses elementos são os contos de fadas.


Ao ser inserida em Yuri on Ice, a fórmula dos contos de fada produz alguns resultados bem interessantes. Gênero é um tópico particularmente importante uma vez que tanto Victor quanto Yuri não se encaixam nos papéis tradicionalmente presentes no gênero contos de fadas devido ao modo simultâneo com que sua história de amor acontece. Cada um deles se apaixonada pelo outro ao seu próprio tempo, e isso faz com que o relacionamento dos dois se desenvolva bem além do nível superficial dos contos de fadas.


Yuri tem uma conversa séria com Victor em Yuri on Ice
A introdução de Victuri como um casal de contos de fadas é subvertida pelo simples fato de que o relacionamento dos dois existe

O uso do conto de fadas é mais uma forma de estender a narrativa do amor, mas sem jamais chegar a ser o fim da linha para Victuri. A narrativa de conto de fadas é utilizada em YoI para se tornar irrelevante. Uma vez que esse tipo de história tem uma estrutura narrativa com um caminho e uma resolução muito bem definidas, Victuri subverte e supera sua existência simplesmente ao referenciá-la. Quando Victor conhece Yuri na Gala, ele se torna o Príncipe Encantado em busca de sua Cinderela. Mas a dinâmica não permanece fixa, e evoluí consideravelmente. De fato, tanto Victor quanto Yuri terminam atuando como seus respectivos Príncipes Encantados e Cinderelas! Até a narrativa do anime se recusa a seguir esse padrão, optando por revelar os sentimentos de Victor no Episódio 10, e com isso alterando drasticamente as interpretações da história pelo resto do anime.


O Conto de fadas na patinação artística...e além


O motivo pelo qual decidi discutir o conto de fadas aqui e não no meu último post é por conta do modo como o conto de fadas é utilizado como uma técnica narrativa que gira ao redor dos protagonistas e do elenco de apoio, mas sem jamais depender da patinação artística para ter sua eficácia. Claro, eu preciso mencionar quando os programas de patinação se valem dos contos de fadas porque essas são algumas das ocasiões em que essa estrutura é usada de modo mais efetivo, e também uma das formas com que Yuri on Ice potencializa o próprio conto de fadas que apresenta. Nessas apresentações, os contos de fada são utilizados como uma atalho para expressar o modo como os personagens se veem, e o amor que eles expressam no gelo é muitas vezes contado por meio de um conto de fadas ou uma história fictícia.


Georgi, de quem eu já falei na Parte 2, usa A Bela Adormecida nos seus programas, tanto no curto quanto no livre, para contar uma história. No programa curto, ele assume o papel da bruxa, enquanto que no programa livre ele se apresenta como príncipe, criando assim uma tensão entre as duas versões de si mesmo que ele tenta reconciliar após o término de seu relacionamento com Anya. Enquanto isso, Anya é representada como sendo tanto a bela, quanto cruel, Bela Adormecida. Assim, o conto de fadas no programa de Georgi termina mostrando com ele vê a si mesmo, e os outros, em sua própria narrativa do amor.


frame da apresentação de Georgi, em Yuri on Ice
Georgi vê sua relação com Anya como um conto de fadas - com direito até à vitrais coloridos

Os programas de Georgi talvez sejam os exemplos que mais se destacam do modo explícito como os contos de fadas são usados no storytelling¹, ainda assim é importante lembrar que muitos dos patinadores usam roupas que parecem ter saído de contos de fadas para representar sua história ao patinar. Outros exemplos: Michele usa uma roupa que lembra uma couraça para representar o cavaleiro de armadura brilhante que ele deseja ser para sua irmã, Phichit veste uma fantasia que lembra um príncipe tailandês, e até mesmo personagens menores, como Minami e Seung-gil Lee vestem roupas para contar sua história. Os contos de fadas nem sempre são um fator específico aqui, mas o motivo pelo qual eu os menciono é porque, em cada programa, o patinador está contando uma história para seu público. Eles estão usando o storytelling em tempo real enquanto estão patinando.


Cena de Yuri on Ice que apresenta Yurio e Otabek no zoológico
Victor usa uma série de tropos de contos de fadas para narrar o primeiro encontro entre Yurio e Otabek

No grande esquema da narrativa de Yuri on Ice, a ideia do conto de fadas opera através do modo como o amor é explorado em cada personagem para ajudá-lo a alcançar algum estágio de desenvolvimento. Exemplos específicos disso podem ser vistos na amizade repentina entre Yurio e Otabek no Episódio 10, que é tratada pela imprensa como um evento de conto de fadas - visão essa compartilhada por Victor, que é quem nos narra esse encontro. Por mais que eu tenha meus problemas com o personagem de Yurio em Yuri on Ice, o caráter leve e fantasioso dos contos de fadas funcionam bem no estabelecimento dessa amizade repentina. Aqui você consegue ver como o storytelling e a estrutura do contos de fadas casam bem nessa história, uma vez que ela se vale de vários tropos do gênero para apresentar Yurio e Otabek sob uma certa luz. Muitos dos personagens secundários se tornam interessantes através dos contos de fadas porque eles se encaixam perfeitamente em sue desenvolvimento, seja por meio de um conto específico, seja por meio de um conceito mais amplo. Os contos de fada são vitais para Yuri on Ice pelo modo como eles incorporam o amor. Sem a narrativa do amor, os contos de fada não seriam necessários!


Histórias e Cultura:


Mas outros tipos de história também são importantes para Yuri on Ice. Alguns patinadores notáveis, como Guang Hong-ji e Phichit Chualnont, por exemplo, usam filmes para se expressarem. Phichit usa O Rei e o Patinador, um filme fictício inspirado na obra O Rei e Eu, para apresentar sua própria herança cultura e combiná-la com os prazeres da patinação artística que ele quer apresentar ao mundo. Muitas vezes referido como um entertainer², é o conhecimento de storytelling midiático que traz peso para seus programas. O fascínio de Phichit por mídias também será bastante útil em outras formas na narrativa, mas ainda vou chegar lá!


Phichit de fantasia, cena de Yuri on Ice
Phichit usa "O Rei e o Patinador" para se conectar com a narrativa do amor

De um jeito bem parecido, a ação estilo hard-boiled³ ganha destaque no programa livre de Guang Hong, em uma referência aos filmes de máfia chinesa (as Tríades) que inspiram o papel do "Herói Chinês" que ele tenta representar - assim como também representam as pressões que ele sente no processo. Assim como o herói do filme de máfia, o patinador falha em sua missão e enfrenta a derrota. Aqui, a mídia que Guang Hong referencia em seu arco de personagem ajuda o espectador a compreendê-lo melhor, e é por isso que reconhecer a origem da referência é tão importante para se entender Yuri on Ice.


cena da apresentação de Gugan Hong em Yuri on Ice
O estilo de arte presente no programa livre de Guang Hong também traz um novo tipo de storytelling para a patinação em Yuri on Ice

Uma outra forma interessante do uso da cultura é a interpretação de Eros feita por Yuri. Essa sequência usa um estilo único de storytelling, inspirado em uma animação de 1926 dirigida por Lotte Reiniger sob o título "The Adventures of Prince Achmed." A própria Crunchyroll publicou um artigo curto sobre esse estilo e seu papel em Yuri on Ice - que você pode ler aqui. O estilo do segmento traz silhuetas recortadas e padrões intricados, de modo similar à interpretação de Yuri sobre a história do belo estrangeiro. Aqui eu irei um pouco mais longe e vou sugerir que, ao fazer isso, Yuri on Ice realizada um quase retorno às suas origens como uma mídia animada e se insere na história da animação do mesmo modo que se insere na história do romance. Claro, posso estar forçando um pouco aqui, mas acho bem interessante o fato do anime usar um estilo tão icônico em uma narrativa tão breve.


cena que apresenta o sedutor rodeado por mulheres, em outra cena do Eros em Yuri on Ice
Cena do segmento que apresenta a história de Eros em Yuri on Ice

Como estamos começando a perceber, Yuri on Ice usa as mídias para expandir seus temas de modo a conectar intimamente os personagens com os ambientes ao seu redor. Mesmo não sendo algo revolucionário, é assim que YoI consegue conectar a narrativa do amor no seu cerne com o contexto cultural mais amplo que o cerca. A representação de várias nações também é um ponto-chave nesse impacto cultural. Com tantas nacionalidades sendo apresentadas no anime, cada uma delas tem a oportunidade de trazer símbolos e características importantes de suas respectivas culturas. Ok, isso não é algo que vamos ver em todos os patinadores, mas é um lembrete de que cada personagem está profundamente investido em algo que não é só a patinação artística. Colocando de outra forma, cada personagem em Yuri on Ice usa a cultura ao seu redor para se conectar com o mundo, e é o amor e um desejo de conexão que conduz toda a história.


Redes Sociais:

Mídias e o storytelling que as acompanha são peças fundamentais em YoI. Na verdade, esse talvez seja um dos pontos mais importantes a ser analisado. Digo, pelo amor de deus, um vídeo de Yuri copiado o programa Stay Close to Me de Victor VIRALIZA logo no começo do anime. O fato de Yuri on Ice incluir redes sociais contemporâneas em sua narrativa nos diz duas coisas: primeiro que a série ativamente usa as redes sociais para contar histórias; segundo que o anime vê valor nesse recursos. Aqui, os personagens se conectam pelo Face Time, ou conversando por mensagens de texto pelo Instagram. A mídia especializada está constantemente cobrindo grandes eventos e as competições de patinação artística são transmitidas tanto pela TV quanto streamadas online.


Victor e seu cachorro tiram uma fota no frente do castelo de Hasetsu, localidade fictícia de Yuri on Ice
É quando Victor posta uma foto com sua localização que a narrativa de Yuri on Ice se inicia

O sucesso esmagador do vídeo de Yuri copiando o programa de Victor talvez seja o exemplo mais óbvio do uso das redes sociais como ferramenta narrativa no anime. Afinal, se o vídeo não tivesse sido postado por Axel, Lutz e Loop, é provável que Victor jamais tivesse ido para Hasetsu para encontrar seu Príncipe Encantado. As redes sociais são ativas em Yuri on Ice. São ferramentas que os personagens usam para construir amizades e procurar informação. Quando Victor posta uma foto do castelo de Hasetsu, sua fanbase explode, assim como as possibilidades narrativas. Também são as redes sociais que permitem que Yurio vá atrás de Victor e comece seu próprio arco.


Foto de JJ e sua noiva vista através do Instagram. emYuri on Ice
O Instagram é utilizado em YoI tanto como aplicativo quanto como um ajudante da narrativa

Várias vezes ao longo do anime, os personagens postam fotos ou são notificados das atividades online de outros personagens. Até mesmo a própria edição usa o Instagram como uma forma de apresentar e resumir certos personagens! Não só isso, muitas são as vezes em que os personagens demonstram preocupação com suas presenças online. Yuri fica envergonhado com a foto que Phichit posta dele e de um Victor bastante embriagado, Yurio tem um grupo selvagem de fangirls que o persegue aonde quer que vá, e Guang Hong decide sair das redes sociais até que sua patinação melhore. As redes sociais são uma forma através da qual todos esses personagens se conectam com o mundo à sua volta, mas também podem ser um perigo para seu sucesso. Acho esse jeito de apresentar as redes bem interessante, uma vez que elas não são apenas uma forma de comunicação, mas também uma ferramenta profissional e uma forma de incluir alguns pontos na história. Uma grande parte da patinação artística está na perfomance, e ela não se limita ao rinque de patinação. O modo como os atletas em Yuri on Ice se apresentam online faz com que gerem uma narrativa própria, o que se casa maravilhosamente bem com o modo como vemos o storytelling na série.


Noticiários e Impresa:


Lado a lado com as redes sociais está o conceito da imprensa, onipresente no mundo de YoI. Desde o Episódio 1, o repórter conhecido como Morooka segue Yuri de seu fracasso no ano anterior ao sucesso no GP. A imprensa também bombardeia a casa de banhos da família de Yuri depois que o paradeiro de Victor é descoberto, e muita ênfase é colocada na maneira eficiente, e assustadora, com que a imprensa consegue apresentar informação. Morooka é um ótimo exemplo de como a imprensa atua em Yuri on Ice pelo fato de se dedicar por inteiro à apresentar a história de Yuri. Ele vê a vida do patinador como se fosse uma novela, inclusive chegando a fazer sugestões para o atleta melhorar sua performance (sugestões essa que nem sempre dão certo), e ficando por perto por tempo o suficiente para ver o sucesso de Yuri.


Yurio dá uma entrevista em Yuri on Ice
Morooka prefere a resposta de Yurio no Episódio 3 por ser aquela que irá dar força à rivalidade Yuri/Yurio

Os noticiários são importantes para a narrativa de YoI porque eles mesmos são uma forma filtrada de ver as histórias dos personagens. Mesmo dentro do rinque, os patinadores às vezes são enquadrados como se estivessem sendo seguidos pela câmera, quase como se estivéssemos vendo uma cobertura em tempo real das competições de patinação. Os esforços para fazer com que a cobertura dos eventos seja realista dá um passo além quando Morooka vira co-apresentador do GP ao lado do patinador da vida real Stéphane Lambiel! Lambiel inclusive consegue uma exclusiva com Victor e a câmera registra as expressões do patinador russo com especial interesse. De novo, o modo como as notícias são transmitidas aqui é de suma importância, uma vez que traz o foco para as emoções na patinação artística. A imprensa e a equipe de jornalismo ajudam a narrativa de amor em Yuri on Ice ao escolherem interagir com Victor e Yuri de uma forma que saliente a devoção que um tem pelo outro.


No fim, contos de fadas, storytelling e redes sociais agem em conjunto para focar a narrativa de amor de Victor e Yuri. Sem a inclusão dessas referências, o relacionamento dos dois não traria tanto peso, já que estaria existindo em um vácuo. Com os contos de fadas e as histórias, no entanto, YoI consegue situar sua narrativa de amor na longa tradição dos romances que foram contados e recontados inúmeros vezes ao longo dos anos, mas sem jamais perder sua identidade. Mesmo a mídia mais obscura que os patinadores secundários escolhem utilizar tem um papel importante na orientação da narrativa do amor!


Tudo dentro e fora do gelo:


Essa série de artigos não chega nem perto de discutir todas as minúcias e detalhes narrativos que Yuri on Ice usa sua narrativa, especialmente se levarmos em conta que estou falando apenas daquilo que mais se destacou para mim. Mas espero sinceramente que, por mais que só tenha discutido uma parte da narrativa, eu tenha conseguido dissecar YoI bem o suficiente! Este é um anime que possuí várias camadas e níveis, e certamente me vejo escrevendo mais sobre ele no futuro. A narrativa do amor em Yuri on Ice é muito densa, e incluí bastante coisa, não só a patinação artística em si, mas também os personagens e as circunstâncias que cercam o esporte!


Yuri, protagonista de Yuri on Ice, feliz
Yuri on Ice termina usando o amor como um dispositivo narrativo intrinsecamente ligado a tudo, e não só como um ponto narrativo ou um guia para a história

Acredito que o que eu tentei apresentar ao longo desses três posts foi o modo como Yuri on Ice usa o amor de tal forma que o mesmo se encontra presente em cada aspecto da obra: não é só o casal principal, mas também os personagens secundários e seus relacionamentos, o esporte, o mundo profissional que cerca esse esporte, o storytelling que realiza as conexões entre os personagens e o esporte, a animação, a direção, até mesmo as referências que os criadores escolheram incorporar no anime estão relacionados com o amor e suas várias formas de se expressar. Sob esse aspecto, YoI é um dos animes mais bem amarrados que já vi, uma vez que tudo gira em torno do amor. Amor não é só um tema passivo ou distante aqui, ele está ativamente envolvido em cada parte da série. É claro, Yuri on Ice tem sua cota de defeitos devido ao pouco tempo e espaço que teve para se desenvolver, mas com tanta coisa sendo enfiada no produto final, o anime ainda consegue manter seu foco, e isso talvez seja a parte mais fantástica disso tudo!



  • Notas do Tradutor:


1- Optei por manter o termo original de storytelling uma vez que não consegui encontrar uma boa palavra que resuimsse bem o termo e mantisse o texto pequeno.


2 - Optei por manter o termo original de entertainer porque falhei em encontrar uma palavra em português que pudesse captar a ideia do termo. Por mais que possamos traduzir o termo como artista ou animador, o entertainer aqui está intrinsecamente ligado ao sentido de alguém que consegue entreter sua plateia enquanto realiza sua performance, não só ao virtuoso que a executa. É uma diferença sutil, é verdade, mas, ainda assim, existente.


3 - Então, esse aqui já é um pouco mais complexo de traduzir. Hard-boiled é um gênero de ficção policial, muito associada ao cinema noir. Aqui, temos muitas vezes um agente da lei, ou mesmo um detetive particular, que lutam sozinho contra um grande sistema - seja ele o crime ou um sistema legal corrupto. As histórais tem tons duros e realistas, apresentando personagens cínicos e desiludidos, que muitas vezes andam entre a linha tênue entre lei e crime.


Caso queria saber mais, recomendo este artigo aqui.


Referências:


Crunchyroll -Feature: "Yuri!!! On ICE" and the Ambition of Sayo Yamamoto (artigo em inglês)

Galeria da Meia-Noite - Yuri on Ice - Parte 1: O Amor como Narrativa

Galeria da Meia-Noite - Yuri on Ice - Parte 2: Patinação artística, personagens secundários e a narrativa do amor

thquotoruim - Yuri on Ice Part 3: Fairy Tale, Storytelling and Media (artigo original em inglês)

Wikipedia - Stéphane Lambiel

Site Oficial - Stéphane Lambiel



Bem, e assim chegamos ao fim de mais um artigo traduzido ˆˆ


Particularmente esta foi uma das leituras mais interessantes que fiz nos últimos tempos, e deixo aqui a recomendação para que, caso tenha gostado dos artigos, leia o site original da Victoria, o thquotorium.


Caso queira saber mais do The Adventures of Prince Achmed, o vídeo da animação se encontra no Youtube, mas você pode vê-lo por aqui:



Sobre a questão dos contos de fadas, bem, particularmente, não sou um especialista no gênero, mas, caso queira conhecer um pouco mais sobre. otema, recomendo este livro aqui, escrito pelo J. R. R. Tolkien (1892 - 1973 ) escrito a partir de uma de suas palestras.


Árvore e Folha de J. R. R. Tolkien - Link da Amazon:


O link acima é link de associado então, além de você adquirir seu livro, vai estar ajudando este que vos escreve a continuar a continuar escrevendo e traduzindo mais textos como este.


Da mesma forma, deixo aqui o aviso de que também estou com uma newsletter lá no Substack. Na última news, traduzi uma creepypasta chamada Exit que narra a jornada de um motorista em sua busca por uma estrada que não deveria existir. Essa história bem curiosa você pode conferir em:



Então, acredito é isto.


Por hoje é só e até a próxima!

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