top of page

Dandadan - Quando o shounen encontra o shoujo

  • Foto do escritor: Lucas Freitas
    Lucas Freitas
  • 12 de dez. de 2024
  • 8 min de leitura

Youkais, aliens e porradaria se encontram em Dandadan, uma história que nada mais é do que um romance disfarçado de shounen.


Imagem do anime Dandadan mostrando personagens principais com expressões de surpresa em um ambiente urbano. Elementos de mistério e aventura são evidentes.

Pois bem, quebrando minha regra de evitar comentar sobre assuntos do momento, hoje, vamos falar um pouco sobre Dandadan. Mais especificamente sobre um aspecto narrativo que tem chamado bastante minha atenção na série, que é todo o escopo emocional da série, seja nas histórias de alguns youkais, seja no próprio desenvolvimento dos relacionamentos entre seus personagens.


Mas, como sempre, vamos por partes sim?


E para te ajudar a se orientar no artigo de hoje, segue um breve sumário do que você vai encontrar aqui:


Agora que temos esse mapa, vamos começar = )


Mas afinal, qual é a história de Dandadan?


Capa do mangá Dan Da Dan, volume 1, de Yukinobu Tatsu, com personagens estilizados em fundo colorido.

Então, apesar de estarmos falando sobre o anime, Dandadan tem suas origens nas páginas de mangá, sendo escrito e desenhado por Yukinobu Tatsu, e serializada no app e no site da Shounen Jump+ desde 2021.


Ao longo da série, acompanhamos as aventuras de Momo Ayase e Ken "Okarun" Takakura, dois colegiais que após uma aposta desastrosa, se veem envolvidos em uma série de embates com alienígenas, youkais e outros tipos de espíritos.


Agora, qual a natureza dessa aposta? Pois bem, já em seu primeiro encontro, os dois adolescentes entram em uma discussão a respeito das crenças um do outro. Pois, apesar de acreditar em fantasmas, Momo não acredita em aliens, enquanto que Okarun, por sua vez, acredita em aliens mas não em espíritos. Dessa discussão, os dois decidem visitar locais associados às crenças do outro, com a jovem indo para um local associado ao avistamento de OVNIS e o jovem sendo direcionado a um túnel assombrado.


O resultado disso é que Momo é abduzida e atacada pelos Serpianos , os aliens a antagonistas principais, o passo que Okarun é atacado pela Velha Turbo, um youkai. Esse ataque inicial, além de traumas para ambos, acarreta na liberação dos poderes psíquicos da jovem, e na maldição que dará poderes ao jovem.


A partir desse incidente inicial os dois adolescentes se veem envolvidos em ataques de seres do espaço e do outro mundo, à medida em que vão aprendendo a controlar e usar suas habilidades recém descobertas, ao mesmo tempo em que vão aprendendo a lidar com o maior de todos os desafios: seus próprios sentimentos.


Admito que esse é um resumo Esse é um resumo bem simplista da história de Dandadan, mas, uma vez que vamos trabalhar mais sobre isso à frente, será o suficiente por ora.


Agora, podemos ir para a segunda parte deste artigo, e conversar mais sobre as classificações de mangás no Japão.


Shounen, Shoujo, Seinen e Josei - Os sistemas de classificação de mangás e onde Dandadan se encontra nisso?


Interior de uma livraria japonesa com prateleiras cheias de mangás organizados, criando um ambiente acolhedor para os fãs de mangá.

Respondendo já de saída, Dandadan é um shounen.


Mas o que exatamente seria um shounen exatamente e como ele se diferencia de outras classificações, como o shoujo, seinen e o josei? Bem, é sobre isso que vamos falar agora.


O que primeiro ponto que devemos levar em conta nessa discussão é o tamanho da indústria dos mangás no Japão. Diferente do que temos aqui no Brasil, ou mesmo em mercados mais desenvolvidos como o Norte-Americano, onde os quadrinhos e comics geralmente são, no geral, mercados de nicho, o mangá é um produto consumido por praticamente toda a população japonesa. Esse alto nível de consumo, por sua vez, fez com que o mercado e as editoras se especializassem em nichos, de modo a melhor atender os desejos seu público.


Esses nichos, por sua vez, vão atender não só à uma demografia específica, mas também apresentar uma série de gêneros de histórias, cada uma seguindo regras específicas para o seu público alvo.


Abaixo, vou apresentar uma pequena classificação para poder ilustrar o ponto do texto e para podermos prosseguir com nossa discussão a respeito de Dandadan. Essa minha apresentação não tem a pretensão de ser um texto completo ou absoluto, servindo antes como uma orientação a respeito do assunto.


Lembrando que você vai encontrar mais informações sobre o tema , nas referências ao final do artigo ; )


  • Shounen:


Imagem de personagens de anime incluindo Goku de Dragon Ball, Luffy de One Piece, Gintoki de Gintama e Edward Elric de Fullmetal Alchemist.

Talvez esta seja a categoria mais popular - e conhecido - de mangá que temos por aqui. O shounen é um mangá que tem como público alvo adolescentes do sexo masculino, assim, histórias de ação, aventura e esportes, por exemplo, estarão entre seus gêneros mais comuns. Da mesma forma, seus protagonistas serão, comumente, adolescentes, ou jovens adultos. Por se voltar à um público mais jovem, o shounen possuí também uma característica de "ensinamento", uma vez que suas histórias muitas vezes alardeiam valores como lealdade, amizade, a importância da família, a importância do esforço e da persistência, por exemplo.


Entre as histórias mais conhecidas desta classificação, temos: Dragon Ball, One Piece, Naruto, Bleach, Soul Eater, Gintama, Slam Dunk, Fullmetal Alchemist e o próprio Dandadan.


  • Shoujo:


Mosaico com imagens de Sakura Card Captors, Sailor Moon, Akatsuki no Yona e Ouran Ouran Koukou Host Club

Se o shounen é voltado para o público adolescente masculino, o shoujo tem seu foco no público feminino. Ainda que possam ter gêneros parecidos com os dos shounen, trazendo histórias de aventura, comédia e até mesmo ação, tanto que o mahou shoujo, também conhecido como garotas mágicas, fazendo parte dessa classificação. A grande diferença entre o shoujo e o shounen, no entanto, vai estar no modo como o primeiro prioriza e desenvolve os relacionamentos. Aqui, o romance é o cargo chefe, e todos os grandes dilemas tendem a passar, invariavelmente, pelas questões do amor.


Entre as histórias mais conhecidas desta classificação, podemos citar: Sailor Moon, Sakura Card Captors, Akatsuki no Yona, Fruits Basket, Pretty Cure, Ouran Koukou Host Club e Hirano e Kagiura.


  • Seinen:


Arte de mangás destacando Kentaro Miura e Vinland Saga, mostrando personagens icônicos e cenas marcantes.

Então, se o shounen e shoujo são destinados ao público adolescente, aqui começamos a nos mover na direção do público adulto.


O seinen, é um mangá destinado ao público masculino adulto. Ainda que aborde os mesmos gêneros que o shounen, aqui as histórias possuem uma temática e uma abordagem mais séria, tendo inclusive mais liberdade na hora de representar de temas como sexo e violência.


Entre as histórias mais conhecidas desta classificação, podemos citar: Berserk, Lobo Solitário, Vinland Saga, Akira, Vagabond, Old Boy, Blade, xxxHolic e Cowboy Bepop, por exemplo.


  • Jousei:


Capa de animes incluindo Honey, Wotakoi, Princess Jellyfish e Polar Bear Cafe, destacando personagens e cenários distintos.

Enquanto o seinen é voltado para o público masculino adulto, o jousei é voltado ao público adulto feminino.


Então, aqui valem as mesmas "regras" do shoujo, mas com a diferença de que, assim como o seinen a abordagem das histórias é feita de modo mais maduro. Temas como saúde mental, e a própria questão de sexualidade, por exemplo, são mais desenvolvidos aqui, dando nuance e perspectiva as questões do cotidiano.


Entre as histórias mais conhecidas desta classificação, podemos citar: Honey and Clover, Wotakoi, Princess Jellyfish, Shirokuma Cafe, Pet Shop of Horrors e Given.


Como último adendo, é preciso dizer que essa classificação demográfica não é bem absoluta, sendo algo confuso até mesmo entre os próprios japoneses. Assim, veja isto apenas como um tipo de guia de linhas gerais, certo?

Mas agora, que já conseguimos entender um pouco dessa classificação demográfica, que tal voltarmos para Dandadan?


Dandadan e a doce loucura que é se apaixonar:


Momo e Okarun, os dois personagens principais de Dandadan olhando para cima em um fundo colorido.

Então, como mencionei acima, a história de Dandadan parece, em um primeiro momento, um caso clássico de shounen: dois jovens ganham poderes; esses jovens precisam enfrentar ameaças de ordem alienígena e sobrenatural e salvar o mundo à medida em que vão lapidando seu potencial.


E bem, Dandadan também é isso.


Ao mesmo tempo, porém, Dandadan também possuí uma proposta bem diferente.


Começando pelo protagonismo, temos aqui um dos raros shounens em que o papel principal recaí sobre a personagem feminina. Sim, apesar da forte presença de Okarun, é Momo Ayase a verdadeira protagonista de Dandadan. Essa escolha, intencional por parte do autor Yukinobu Tatsu, como já declarado em entrevista, coloca a série em uma posição peculiar. De fato, com a exceção de Soul Eater, não consigo lembrar de algum outro shounen que tenha apresentado uma protagonista feminina. Mas esta é apenas uma discussão para uma outra ocasião.


Agora, um outro elemento que coloca Dandadan em uma posição diferenciada em relação aos demais shounen está no modo como a série dá ênfase aos seus relacionamentos, em particular, o relacionamento de Momo e Okarun.


Pois, já nos primeiros episódios, a dinâmica entre Momo e Okarun recebe uma ênfase especial. Inicialmente apresentando como as brigas e picuinhas tradicionais de adolescentes, que culmina com os eventos que darão início à história, é uma questão de tempo para que a dinâmica entre os dois vá evoluindo, passando a apresentar não só tons de cuidado, mas de carinho, atenção e, gradualmente, amor.


Cena romântica entre Momo Ayase e Okarun, protagonistas de Dandadan,  apresentando a cena do beijo acidental da dupla

De fato, já no Episódio 5 conseguimos ver a ansiedade da dupla para se encontrarem, ansiedade essa que os conduz numa bela sequência de desencontros enquanto Momo e Okarun procuram um ao outro na escola que culmina com o "primeiro beijo" do casal.


Essa evolução do relacionamento, no entanto, não é algo que acontece de noite para o dia. Na verdade, é algo que vai sendo construído a cada episódio de Dandadan, seja através das interações entre os dois adolescentes, seja através de seus conflitos contra youkais e aliens, seja mesmo em seus conflitos com os demais alunos, como acontecerá com a introdução de Aira Shiratori e Jin Enjoji, cada um atuando como um foco de tensão e ciúmes para Momo e Okarun, respectivamente.


Esse relacionamento, que vai se construindo aos poucos, alterna de forma curiosa com a ação do anime - uma vez que Dandadan tem se caracterizado como uma história que não faz muitos arrodeios para chegar nas cenas de ação frenéticas e muitas vezes bizarras - termina sendo justamente a origem da força e da beleza do anime.


Pois, diferente dos demais shounens, que desenvolvem suas narrativa em função da aventura e da ação, Dandadan tem usado a aventura e ação não apenas para avançar sua história, mas para desenvolver o relacionamento de Momo e Okarun, trabalhando não só seus medos e receios, mas também todos os meandros existentes no relacionamento de um casal. E é isso que a coloca numa posição única no reino dos shounens. Ao focar nos relacionamentos dos seus protagonistas, Dandadan traça um caminho muito mais próximo dos shoujos do que do shounen padrão.


Imagem de dois personagens de anime, Jiji e Aira de Dandadan, um com cabelo vermelho e outro com cabelo rosa, ambos sorrindo e expressando emoções vibrantes em estilo de arte digital.

E essa é uma abordagem plenamente consciente da parte de Yukinobu Tatsu.


De fato, desde a escolha de Momo como protagonista, Dandadan tem sido um esforço do mangaká em não só se desafiar do ponto de vista criativo, mas também de apresentar algo novo para os padrões do shounen, buscando, no shoujo, uma nova forma de expandir sua narrativa. A isso, podemos considerar de vital importância a intervenção do editor Shihei Hayashi que entregou a Tatsu 100 shoujos para que o mesmo pudesse ler e aprender a desenvolver melhor os relacionamentos em sua obra.


Essa intervenção do shoujo, por sua vez, é é justamente aquilo que dá à maior força de Dandadan: Pois, antes mesmo de ser uma história sobre adolescentes que enfrentam monstros, é uma história sobre dois adolescentes que se encontraram, e que percebem que isso é só uma parte da equação. Pois o convívio, assim como em todo relacionamento, traz seus altos e baixos que vão se descobrindo ao longo do dia-a-dia, nessa deliciosa e louca aventura que é se apaixonar.


Ao focar nesses relacionamentos em uma história de ação e aventura, Yukinobu Tatsu consegue entregar uma obra que é não apenas nova, como também revigorante. Unindo a isso seu próprio senso de ação frenética - e muitas vezes surreal - Dandadan termina sendo um shounen que se destaca em meio ao mar de produções justamente por seguir um caminho completamente diferente do shounen padrão. Mais próximo de um shoujo, é uma série que se deixa carregar por seus personagens, nos deixando mais e mais curiosos para saber onde esse relacionamento vai dar.


Ou, pelo menos, é assim que eu vejo Dandadan ^^


Referências:

Crunchyroll - Dandadan

IGN - Criador de Dandadan leu 100 mangás shoujo antes de publicar sua obra

X - Entrevista com Yukinobu Tatsu, autor de Dandadan (em inglês)


Gostou da resenha e quer começar a ler Dandadan? Então aproveita aqui o link de associado da Amazon para realizar sua aquisição! Uma vez que o Volume 1 está esgotado, coloquei o do Volume 2, mas com o link da Panini para aquisição da reimpressão do 1.


Dandadan - Volume 2 (Amazon)



Lembrando que, ao comprar por meus links da Amazon, você vai estar me ajudando a manter o site e a criar conteúdos novos!


Então, desde já, meu muito obrigado!


 
 
 

Comments


Se inscreva para receber atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© 2023 por Galeria da Meia Noite. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page