Giro Catarse - Campanhas em período de captação de apoio
- Lucas Freitas
- 22 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Distopia nordestina, aniversário de mutantes e clássico da literatura nacional no giro de campanhas do Catarse de hoje.

Passando por aqui para falar um pouco sobre 3 projetos bem interessantes que encontrei enquanto explorava as terras do Catarse. Hoje, temos uma seleção de artigos, romance e contos, trazendo editoras até então inéditas por aqui!
Verde Gás:

Iniciando o post de hoje, temos o novo lançamento da editora O Grifo, o livro Verde Gás, romance de estreia do jornalista e escritor Ricardo Oliveira. Abaixo, você pode conferir a sinopse do livro:
A vida do arquiteto João muda radicalmente quando vê seu condomínio fechado, no litoral de João Pessoa, ser invadido por um gás tóxico.
Único sobrevivente, ele passa seus dias enterrando corpos, limpando casas e mexendo no passado dos seus vizinhos, familiares e amigos de infância. Através de diferentes momentos no tempo, a história de João revela algo mais do que o fim da vida como ele conhece.
Sendo um misto de história pós-apocalíptica e romance de formação, Verde Gás se encontra nos últimos dias de sua campanha, de modo que você ainda tem mais 4 dias para apoiar esse projeto.
Para saber mais, você pode acessar a página: https://www.catarse.me/verdegas?ref=ctrse_explore_pgsearch
Olhares sobre os X-Men:

O próximo projeto vem em ritmo de festa. Em comemoração aos 60 anos dos X-Men, o livro Olhares sobre os X-Men, organizado pelo Guilherme Smee, reúne uma série de artigos sobre a equipe mutante mais popular dos quadrinhos, dividindo-se em quatro eixos: Quadrinhos, Outras Mídias, Temas e Personagens.
Abaixo, segue uma breve apresentação do projeto:
Eles juraram proteger uma sociedade que os teme e odeia! Eles são os Fabulosos X-Men! Lançados em setembro de 1963 e criados por Stan Lee e Jack Kirby para a Marvel, este ano a equipe dos maravilhosos mutantes completa seus 60 anos. E para a data não passar em branco, desenvolvemos um livro para celebrar esse aniversário!
O livro abrange diversos aspectos dos quadrinhos dos X-Men e de sua presença em outras mídias. São mais de 400 páginas esmiuçando o Universo X da Marvel. E, acreditem, muita coisa ainda ficará de fora! O livro conta com textos de profissionais da área, entusiastas dos quadrinhos e influencers da internet.
A publicação se divide em quatro eixos. O primeiro deles, OS QUADRINHOS, fala mais especificamente sobre publicações e conteúdos desses 60 anos de história dos X-Men dentro da nona arte. Em seguida, o tópico OUTRAS MÍDIAS, dá conta de como o Universo X se espalhou por filmes, animações, action figures, séries de TV e nas redes sociais. Depois, TEMAS, enfoca nos principais assuntos abordados nas tramas dos X-Men, como o preconceito, as minorias, as mutações, as viagens no tempo e no espaço, as mortes e ressurreições, entre outros. Por fim, lançamos nossos holofotes no PERSONAGENS dos X-Men, como Wolverine, Fênix, Tempestade, Ciclope, Mística e Magneto.
Para saber mais, você pode acessar a página: https://www.catarse.me/xmen?ref=ctrse_explore_pgsearch
Horto de Mágoas:

E no terceiro projeto de nosso giro, temos o relançamento do livro Horto de Mágoas, de Gonzaga Duque (1863-1911), romancista, contista, cronista, crítico de arte e historiador, projeto realizado em parceria entre as editoras Ex Machina e O Grifo.
Essa edição, a terceira desde seu lançamento, em 1914, traz de volta uma das obras mais importantes do movimento simbolista-decadentista brasileiro, que se encontrava fora de catálogo desde sua segunda edição, de 1996.
Segue, abaixo, uma breve apresentação do livro:
Horto de mágoas apresenta 12 contos que conversam com a estética da Belle Époque brasileira. Ao contrário das narrativas de viés realista/naturalista do início do século XX, Gonzaga Duque desafiou o cânone literário ao construir uma poética particular vinculada ao Simbolismo/Decadentismo e marcada por elementos insólitos. Refletindo a influência direta de Edgar Allan Poe, J.K. Huysmans e Oscar Wilde, o autor apresenta narrativas que convergem para o sobrenatural e o grotesco, povoando estas páginas e a mente do leitor com aparições fantasmagóricas, duplos, rituais ocultistas e muitos mistérios.
Até agora, Horto de mágoas contava com duas edições apenas: a edição póstuma de 1914 e a segunda edição de 1996. Nossa edição não só resgata essa importante obra de Gonzaga Duque, como também o estudo introdutório de Vera Lins, especialista no autor, e o minucioso estabelecimento de texto de Júlio Castañon Guimarães (que também contribui com um ensaio), ambos presentes na segunda edição de 1996 da Biblioteca Carioca, há muito esgotada. O posfácio, escrito exclusivamente para essa edição comemorativa dos 160 anos de nascimento do autor, é assinado por Alcebíades Diniz Miguel, editor, tradutor e estudioso do Simbolismo e do Decadentismo.
Para saber mais, você pode acessar a página: https://www.catarse.me/horto?ref=ctrse_explore_pgsearch
****************
E este foi nosso giro de hoje!
Até a próxima ; )
Comments